INFORMAÇÕES VELÓRIOS PÚBLICOS

INFORMAÇÕES AOS CIDADÃOS! Veja aqui as Informações e Regras para Velórios Públicos em Belo Horizonte e Região Metropolitana



Existem 4 capelas nos cemitérios de Belo Horizonte:

-Cemitério da Consolação – (31) 3277-5505

-Cemitério da Saudade – (31) 3277-5711

-Cemitério do Bonfim – (31) 3277-6101

-Cemitério da Paz – (31) 3277-7199

-Capela do Barreiro – (31) 3277-5927

 



As pessoas de baixa renda conseguem via Regional (Prefeitura) a realização do sepultamento Gratuito. É necessário entrar em contato com o Plantão Social da Regional mais próxima. No local, a família receberá orientação e encaminhar para os procedimentos necessários. Conforme disponibilidade é possível realizar o velório gratuitamente. Atualmente, os sepultamentos gratuitos estão acontecendo no Cemitério da Consolação, o velório se inicia as 12hrs e 14hrs ocorre o sepultamento.



 



Onde procurar?



- Em dias úteis = Rua dos Tupis, 149 ou em qualquer uma das Regionais da PBH, de 08:00 às 17:00;



- Em finais de semana, feriados ou dia úteis fora dos horários citados = acionar o SAMU que este fará a Declaração de Óbito.



 



Documentos necessários:



 



- Certidão de Óbito ou declaração de Óbito (se for parente falecido)



 



 



A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania é responsável por realizar o estudo de enquadramento do solicitante às normas da legislação e solicitar à Santa Casa a execução do sepultamento. A Santa Casa é responsável por tudo, desde a remoção do corpo, até a higienização, ornamentação, condução do corpo, preparação da cova e sepultamento no cemitério.



 



- Em Betim: os velórios e sepultamentos atendidos com as isenções de taxas municipais são:

Cemitério Parque Jardim cachoeira – (31) 3511-9479

Cemitério Parque Retiro da Saudade (Citrolândia) – (31) 3596-1297

Em caso de falecimento em alguma unidade de saúde, a própria unidade é responsável por todo processo até o sepultamento, no caso de falecimento em casa ou em qualquer outra situação, a família só precisa providenciar a Certidão de Óbito e apresentar a prefeitura que se encarregará de tudo, desde a preparação do corpo até o sepultamento. Com relação aos atendimentos no horário noturno, finais de semana e feriados, foi criada uma escala de Plantão para a concessão dos serviços funerários. No horário do plantão os usuários deverão ser encaminhados diretamente para a funerária do plantão. As guias da concessão deverão ser entregues pelo usuário à Funerária. Mesmo que as guias não estejam de posse dele, mas que esteja dentro dos critérios, deverá ser atendido, sendo orientado a comparecer no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua região para a emissão das guias no próximo dia útil.

O preenchimento das guias de concessão deverá conter:

* Nome da unidade de atendimento;

* Nome do técnico;

* Número da guia (fornecida pela SAPTRB ou a palavra “Plantão” se for atendido fora do horário de expediente);

* Nome e endereço da Funerária;

* Dados da pessoa falecida;

* Dados do requerente;

* Carimbo e assinatura do técnico nas duas vias da guia;

* Assinatura do requerente nas duas vias.

As guias de Isenção da Taxa de Velório e Sepultamento e da Concessão do Beneficio Eventual Auxílio Funeral, deverão ser preenchidas pelo técnico, em duas vias, sendo que a 1ª via deverá ser levada pelo usuário para entrega no cemitério e/ou na Funerária, a 2ª via carbonada juntamente com a Declaração que será preenchida pelo usuário, deverá ser enviada à SAPTRB, até o quinto dia útil do mês subsequente, para fins de prestação de contas.Torna-se importante ressaltar que os usuários não terão opção de escolha da Funerária, pois a prestação dos serviços será realizada através de escalas de atendimento e/ou dos plantões funerários.

Em Ibirité: é necessário chegar a Secretaria, com os documentos da pessoa falecida e a certidão de Óbito. O Solicitante deverá apresentar comprovante de endereço e documento com foto original, ele passará por uma entrevista com a Assistente Social para fazer toda análise de documentos para realização do velório e sepultamento.

Telefone: (31) 3079-6175



- Em contagem: existe o serviço chamado Auxílio-Funeral. É um benefício oferecido pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Diretoria de Serviços Funerários e Necrópoles, ao grupo familiar que não dispõe de recursos financeiros para gastos decorrentes do óbito, ocorrendo, assim, a gratuidade das despesas funerários, que são elas:

Taxas de sepultamento e velório;

Urna com visor;

Ornamento do corpo;

Transporte.

É oferecido para Grupo familiar com renda de até 3 salários mínimo, do qual o falecido seja morador de Contagem ou que tenha falecido neste município e que venha a ser sepultado nos cemitérios municipais.

Documentos necessários

comprovante de residência;

Carteira de Trabalho de todos os membros do grupo familiar, maiores de 18 anos;

Certidão de Nascimento dos menores de 18 anos;

Comprovante de renda de todos que trabalham ou possuam algum tipo de benefício(aposentado, pensionista)

O serviço Social funciona em sistema de plantão de 7h às 19h, inclusive aos finais de semana. Será realizado Avaliação Social, mediante a documentação apresentada pelo requerente (membro da família), e o benefício só será concedido após avaliação e deliberação do Serviço Social.

Endereços:

Serviço Funerário Municipal: Avenida Marechal Costa e Silva, 386, JK

Cartório Nogueira

Av. João César de Oliveira, 1548, Eldorado - Contagem/MG

Tel.: 3399-1400

Cemitério São Pedro

Rua Joaquim Camargo, 24, Centro - Contagem/MG

Tel.: 3912-4730

Cemitério Nossa Senhora da Glória

Praça da Bandeira, 86, Bandeirante - Contagem/MG

Tel.: 3363-5319

Cemitério Bom Jesus

Rua Miguel de Souza Arruda, 137, Alvorada - Contagem/MG

Tel.: 3812-4730